quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Conclusão

Este foi o primeiro vídeo que fiz, assim que voltei de lá. Mas o youtube não permite que seja executado em aparelhos móveis (celular). 


Por isso, fiz este segundo, dentro das características que o youtube aceita. 



Sobre o caminho, há muitas coisas que li e pesquisei antes de ir. A cada dia, dificuldade ou alegria acabava me lembrando de algo... 

"Não importa qual o motivo pelo qual decidirá fazer o caminho, o caminho te fará andar".

"Verdades básicas da vida e do caminho:
1 - ter objetivo
2- viajar leve, nao complicar as coisas
3 - prestar atenção aos peregrinos porque agente aprende mesmo é com o ser humano"

"Não pensar em mais nada... Se entregar a experiência, ai você se purifica, esvazia para se preencher com outras coisas... "

"O caminho pode ser feito em grupo ou solitário. No entanto, você conhece várias pessoas, por isso, você jamais estará sozinho, mesmo não estando com alguém."

"O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo. Muitas vezes, em nossa existência, vemos nossos sonhos desfeitos e nossos desejos frustados, mas é preciso continuar sonhando, senão nossa alma morre."

"É muito fácil as pessoas desejarem as coisas, mas é muito difícil conquista-las."

"Felicidade cabe dentro de um alforge"

"Muitas coisas pelas quais batalhamos e lutamos são desnecessárias."

"Aprendi que após uma chuva vem o sol lindo e brilhante. Que após o cansaço vem o descanso. Após o choro, vem o sorriso... E assim, vou vivendo em paz, porque sei que tudo passa, e o que fica são os aprendizados dos momentos marcantes vividos. A vida, passo a passo, me ensinou que a força que eu tanto procurava, estava dentro de mim, e que, cada um de nós temos a capacidade de sermos o que quisermos, pois somos do tamanho do sonho que temos." (Junia Távora - Peregrina 2003)

"O sofrimento é temporário, desistir é para sempre." (Lance Armstrong)


Minha visão:

Aprendi muito com outros peregrinos e bicigrinos sobre a importância de ajudar ao próximo. Sempre fui muito 'durona' e não percebia o valor, quando fragilizados, de uma palavra de apoio, de um olhar, de um sorriso... 

O valor de estar junto a alguém, mesmo que seja apenas para olhar e perceber que ele ainda estará lá quando acordar. 

Tive a certeza de que se fizer o bem, não importando a quem, teremos a grande recompensa,  lá na frente... e esta te fará perceber que tudo valeu a pena. 

Gratidão: percebi que quando alguém me fazia algo, não ficava esperando para ser agradecido. A gratidão que ficava dentro de mim era bem menor do que o senso de realização daqueles que me ajudavam. Recebi um email ontem, de Bárbara (anjo verde), que dizia: Conheci muitas pessoas no caminho... mas você foi a mais especial, pois sinto que pude te ajudar de alguma forma... Ass. de seu anjo verde. 

Claudia, a alemã, disse que enquanto estive em seu caminho, ela teve surpresas todo o instante e muitas histórias para contar. E hoje, disse que não para de rir quando vê nosso filme... e que sente saudades de mim!

Ver o desespero do meu noivo para estar logo comigo, a fim de que eu não ficasse mais sozinha, deixando casa, serviço, dormindo uma noite no carro, ao lado da rodoviária, pagando uma fortuna por um bilhete de ônibus de última hora, só para me encontrar em León e perceber que respirou aliviado ao me abraçar e perceber que estava inteirinha, me fez perceber que não preciso ter a menor dúvida sobre esta pessoa e seus sentimentos por mim! 

RESUMINDO - O VERDADEIRO CAMIÑO PARA MIM FORAM AS PESSOAS QUE ESTAVAM NELE!

Dizer que sou grata a tudo e todos é muito pouco... amo a todos de coração e os levarei comigo para sempre! 




7 comentários:

  1. Incrível!! Sua garra, força, tudo isso me contagiou.
    Eu vou fazer o caminho com mais duas amigas em 2016 e já estamos nos planejando para isso.
    Lamento pelo perrengue que passou no início, mas fiquei torcendo o tempo todo por você.
    VENCEDORA!!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou torcendo por vocês. Tudo o que vivi me ensinou muito e sou uma pessoa melhor, devido a tudo que passei. Fico feliz que tenha podido compartilhar um pouco desta aventura com vocês... <3

      Excluir
  2. Amei oque acabei de viver!Foi maravilhoso ler as coisas acontecerem e poder me imaginar seguindo por um caminho lateral onde podia observar tudo...lugares, pessoas, sentimentos, sensações e até sabores. Isso se deve a sua forma de narração, tão rica em detalhes. Confesso que gosto de finais felizes...e realmente você teve o que desejou, e eu também desejei pra você... foi perfeito! O que passou no começo te fez crescer e se tornar mais forte... é como se nada pudesse te impedir de terminar o caminho. São lembranças e lições que levamos p/ vida. Espero um dia poder pedalar por esse cenário e lembrar da sua aventura, mas dessa vez vivendo a minha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gi! Este foi o caminho mais marcante que fiz. Teve tudo... mocinha, 'bandido', romance e amizades eternas. Como bem observado, tive milhões de lições... voltei outra pessoa e desejo isso a todos! Estou torcendo que consiga ir um dia e, quem sabe, iremos juntas! <3

      Excluir
    2. Não poderia ter companhia melhor!

      Excluir
  3. Sensacional o diário!!! Maravilhoso. Obrigado por compartilhá-lo conosco.

    ResponderExcluir