quarta-feira, 1 de outubro de 2014

18/06/2013 - 13 dia - Palas del Rey a Santiago de Compostela

Mapa de Altimetria:




Locais visitados:


Provincia La Coruña

726 km - Melide - Famosas “pulperia” - especialidade local: polvos e vinhos! Cidade de origem pré-romana com diversas construções típicas como a praça do convento, museu etnográfico, Monastério que hoje é uma Igreja Paroquial, Igreja de San Anotnio, Igreja de San Pedro, Capela de San Roque e Igreja de Santa Maria

741 km - Arzua - Convento do século XIV, atualmente em ruínas, Ermita de La Magdalena, Igreja Paroquial dedicada a Santiago. Aqui se confluem os caminhos Francês e o Caminho do Norte. 

759 km - Pedrouzo de Arca - a 20 km de Santiago, constitui para muitos a última etapa de peregrinação. Igreja Santa Eulália com uma enorme concha em homenagem a Santiago.

774 km - Monte do Gozo - a 5 quilômetros da Catedral de Santiago, é tradição secular peregrina descer o morro cantando. É possível se avistar pela primeira vez a catedral de Santiago.

779 km - Dia 10 - Santiago de Cospostela  

Resumo de Bike:

O GRANDE DIA!


Os livros sobre o assunto, e algumas pessoas que fizeram o camiño, dizem que, no final do trajeto, sente-se um grande vazio por perceber que a aventura está acabando. Não me sinto assim. Hoje, quando acordo, me sinto completa, realizada e feliz... faço uma avaliação do quanto ainda falta para concluirmos (algo entre 75 ou 80 km). Tínhamos pensado em fazer isso em duas etapas, devido às dores de meu joelho. Inexplicavelmente, sinto que posso fazer esta quilometragem hoje. Não falo nada para o Filipe; apenas saímos e começamos o pedal um pouco mais cedo que nos outros dias. Antes de partir, tomamos um café da manhã e fazemos algumas fotos em frente ao albergue que ficamos... agora, com o sol brilhando aqui fora, foi possível observá-lo melhor.






Sempre admirei o trabalho das formiguinhas... à partir de agora, levarei a lembrança delas de mais uma forma positiva.

Passamos para uma nova província e, agora, estamos em La Coruña. Infelizmente meu joelho começa a doer... Temo que isso possa impedir que concluamos o caminho hoje. 


Pouco depois, chegamos a Melide. 


Há alguns anos, fiz um tratamento homeopático e, devido a isso, evito tomar remédio alopata. Mas com esta dor, não posso continuar. Por isso, paro em uma farmácia, aqui em Melide, e compro um remédio chamado Voltarem, para dores musculares. Assim que tomo a 'droga', mascara completamente a dor! 

Antes de partir, pegamos o carimbo e aproveitamos para fazer algumas fotos pela cidade. 




Decido falar a Filipe que quero terminar o caminho hoje e ele fica muito satisfeito. A partir daí, parecemos dois velocistas... abaixamos a cabeça e pedalamos muito. Completamente sem as dores, consigo pedalar muito bem... a parte ruim, é que passamos 'batido' por várias cidades, sequer parando para fazer as fotos ou pegar carimbos. O Filipe ficou muito animado com minha atuação... disse-me que há tempos não me via pedalar tão bem quanto hoje. Quando passamos por placas, que sinalizavam Santiago tão próximo, fomos obrigados a parar e fazer as últimas fotos do Camiño. 











Quando chegamos nas proximidades de Santiago, e vemos a placa sinalizando o 'Monte do Gozo', sinto uma fisgada tão forte no joelho que sou obrigada a parar por uns minutos. Penso comigo: 'Eu não vim até aqui para desistir agora... vou terminar isso!!'Subo novamente na bike e somos obrigados a diminuir nosso ritmo. Senti cada metro desta subida do monte, sobre meu joelho. Respirava fundo e tentava pensar em outra coisa...



Obra atribuída a uma artista plástica brasileira. 
O Monte do Gozo faz parte da história da peregrinação! Daqui, vê-se pela primeira vez as torres da catedral e era exatamente aqui que os peregrinos banhavam-se para se apresentar dignamente na missa, em Santiago. Atualmente, muitos pernoitam aqui, em um albergue que tem capacidade de receber até mil peregrinos por dia! Nós, paramos apenas para fazer nosso lanche e partimos. 

De acordo com a lenda, é rotina, ao descer o monte, cantar sua canção preferida. Prefiro colocar o fone e ouvir a música que, para mim, é o tema da chegada a Santiago (se possível, ouça antes de continuar):

The moment of peace - Sarah Brightman (ipad e iphone - click no link)



Depois disso, vem uma longa descida que termina em uma escadaria: Chegamos a cidade dos sonhos peregrinos! Agora eu pedalo bem devagar. Quero observar o rosto dos peregrinos que estão chegando. Para eles deve ser uma grande emoção, visto que a maioria, está há mais de 30 dias nesta peregrinação. A cidade é razoavelmente grande e levamos algum tempo até chegar ao centro histórico.




Li em algum lugar, mas não me lembro onde, que quando se chega a Santiago, cada um tem aquilo que merece. Quando penso no que gostaria de 'receber' por aqui, desejo poucas coisas... dentre elas, não gostaria de chegar a Santiago com chuva. Quero uma foto bem bonita lá na frente... como farei isso se estiver chovendo? Quando penso no que mais poderia desejar, concluo simplesmente que quero ter apenas o que eu mereça... seja lá o que for, quero apenas isso! 

Quando chegamos na lateral da catedral, passamos por umas pessoas tocando gaita de fole, um instrumento que eu amo. Normalmente, as músicas são tristes, mas esta não! Era uma música animada; gostei muito disso! Agora, há uma escadaria; temos que descer da bike... meu joelho dói muito, mas minha adrenalina está lá em cima, por isso, sigo em frente. Assim que as escadas terminam, não consigo subir ou pedalar; e nem precisa! Chegamos... Consegui!!! É um misto de sentimentos. Um pequeno filme foi passando em minha cabeça, enquanto caminhava até o centro da praça. Pensava nos quase 800 km que eu havia pedalado, em alguns momentos que vivi, os mais difíceis, as pessoas que conheci. Fui mancando e caminhando até chegar a parte central. Quando percebo que estava mais ou menos no meio, viro-me para ver a grande construção que está atrás... e ali está ela, a grande catedral de Santiago de Compostela. Sinto um arrepio que vai subindo em meu corpo e explode em meus olhos, que estão mais úmidos que do que o normal. Fico ali, parada, estática... e penso:

Obrigada, consegui, conseguimos...




Tiro a jaqueta de frio, para fazermos algumas fotos e o que acontece a seguir é hilário. Várias pessoas começam a pedir para fazer fotos de nós dois. Pessoas de várias nacionalidades e alguns brasileiros. Parecemos duas celebridades. Acho que nossas camisetas do Brasil fazem sucesso por aqui. Leva um tempo até que possamos parar e enfim fazer a nossa foto, sozinhos.




Assim que tudo se acalmou, lembro-me de ter olhado novamente para a catedral e pensado... bom, foi legal, mas é só isso? Agora acaba? Não sei... esperava algo mais; ouvia falar em sinos e sentimentos... Parece que não senti exatamente tudo isso...  Coisas que não se explicam pelo caminho, ouço o Filipe sorrir de uma forma muito genuína e dizer: 'Ahh, eu não acredito!' Viro o rosto para olhar a ele, a fim de tentar entender a razão da risada e do comentário...  neste momento, sinto alguém me agarrar em um forte abraço pelas costas, na mesma hora em que ouço a voz da pessoa que eu queria tanto ver, mas achava impossível de acontecer... sim, era minha querida companheira de camiño e grande amiga alemã, Claudia! Dou um berro, me viro, a abraço e choro muito! Agora sim sinto que cheguei a 'Santiago de Compostela!' Sinto os sinos 'vibrando' dentro de mim... Que surpresa indescritivelmente boa! Peço a meu Filipe  que tire uma foto, deste grande momento; de nós duas em frente a catedral, afinal, esta chegada eu devo um muito a 'ela'.




Pergunto se achou que eu chegaria hoje... se estava aqui me aguardando e ela simplesmente diz que não... que passava por um acaso, neste momento... esses 'acasos' não se explicam, por aqui! Por isso, eu 'tinha' que terminar hoje... Quando minha euforia diminui, percebo que ela estava muito bem acompanhada de nosso amigo Belga, Gregori. Tiramos mais uma foto, agora com todos, inclusive com um peregrino brasileiro  que também acabou de chegar.




Neste momento eram umas 15h30m; marcamos com Claudia e Gregori um jantar de despedida. O ponto de encontro seria aqui na frente, às 19h. Nos despedimos e assim que eles se vão, olho para Filipe, que está com os olhos brilhando de alegria por ver os meus, o abraço com força, dou um beijo e digo: 'Agora estou feliz, tudo aconteceu exatamente como eu gostaria!' 

Enquanto procuramos o local onde pegaremos nossas 'Compostelanas' (Certificado de Conclusão do Camiño), Filipe comenta que está um pouco preocupado com o valor que gastaremos para dormir por aqui, pois, como a cidade é turística, os hotéis não são necessariamente baratos, e ele tem razão. Passamos por alguns que marcavam valores à partir de 40 euros por pessoa (durante o camiño, pagamos no máximo 35 euros, para os dois). Não estamos encontrando o lugar para retirar o certificado e, por isso, peço ajuda a uma senhora. Ela nos mostra o local, onde percebemos que há uma grande fila de peregrinos aguardado para retirar o documento. A senhora que nos orientou, segura meu braço e pergunta: 'Já sabem vão onde dormir'. Dou risada, pois até parece que ela ouvia nossa conversa. Digo que ainda não, vamos procurar. Ela então me diz que está aqui tentando alugar um quarto, dentro de sua própria casa, que fica a 300 metros daqui. Ela explica que não é uma pensão e, por isso, não aluga para qualquer um... pergunto qual o valor e ela me diz que cobrará 25 euros. Estou tão eufórica que nem penso direito, por isso, digo que vamos pegar as compostelanas e já voltaremos. Ela nos deixa um pequeno papel, com seu endereço, e seguimos.  



Depois, vamos procurar a casa da senhora, aproveitando para fotografar os locais por onde passamos. 






A casa dela é um sobrado com 3 quartos, no segundo andar. Hoje, além de nós, há mais um peregrino italiano. Tem um banheiro coletivo, no fundo do corredor, e uma grande garagem onde guardarmos a bike. Tudo é tão limpinho! Ela nos explica o que precisamos saber e nos deixa uma chave da porta. Tomamos um banho e, próximo a hora marcada, vamos encontrar nossos amigos. Falo para o Filipe que gostaria muito de experimentar tapas e polvo, especialidade daqui (embora a última experiência que tive com polvos, em Portugal, não foi muito positiva). Chegamos em frente a catedral e aproveitamos para fazer mais umas fotos enquanto aguardamos eles.





Gregori e Herrermans, nossos amigos Belgas, chegam pontualmente. Já minha amiga Claudia, se atrasa. Os três, (Filipe, Gregori e Herrermans) falam francês e conversam animadamente. Acho lindo eles conversarem, embora só entenda a parte da risada. Começo a ficar preocupada com minha amiga. Temo que ela não venha... mas, de repente, a vejo 'tagarelando' do outro lado da praça. Rimos quando os meninos dizem que ela não dispensa uma boa conversa e vamos até ela. Gregori não perdeu tempo e fez uma reserva num restaurante conceituado de Pulperias e Tapas. Quando Filipe descobre, me conta... olho para ele e damos risadas, afinal, vou realizar meu 'desejo'. Este é o restaurante:



Tem uma grande fila do lado de fora, mas o restaurante, ainda estava vazio. Pelo que percebo, todos queriam uma mesa, mas somente aqueles que tem reserva conseguem. 





Fico muito contente que Gregori tenha pensado em tudo! Nossa mesa é muito animada, Filipe, Gregori e Herrermans falam em francês... Gregori traduz em inglês para a Claudia e o Filipe traduz em português para mim. Uma piada, levava um tempo para alegrar a todos... mas tudo é tão engraçado, que nem precisamos de piadas ou traduções... rimos o tempo todo e não ficamos nem um minuto em silêncio... a não ser quando as tapas e polvos chegam. 










Esqueci da foto final... para fechar a noite, tomamos uma Sangria, que é uma espécie de caipirinha feita com vinho. 

Se pudesse avaliar esta noite, seria nota 1.000! Eu havia desejado ter aquilo que eu merecesse... agora, acho que estava muito além disso. Não me cansava de agradecer ao meu noivo, que esteve o tempo todo ao meu lado e se divertiu com eles como se os conhecesse, assim como eu, a vida toda! Acho que nossa carinha ao sair do restaurante diz tudo... nem o frio ou a garoa conseguiram estragar!






Passamos em um café, antes de voltar ao 'alojamento'. Aproveitando o wifi do local, entro no face para avisar minha mãe que havíamos terminado. Vejo que há um recado de meus colegas... dizia mais ou menos o seguinte: 'Chegamos a Santiago ontem... fomos até Finisterre, pegamos muita chuva e frio. Conseguimos um lugar para ficar aqui em Santiago. Já está pago e vocês podem ficar aqui também, pois há mais camas, gostaríamos muito de ver vocês. O endereço é... bjs'. Olho para o Filipe que me diz querer ir até lá para ouvir a razão deles terem me deixado para trás... mas digo a ele que eu não precisamos ouvir isso... não hoje, não aqui. Nossa noite foi tão perfeita para 'estragar' com isso... Por isso, apenas respondo: 'Obrigada pelo convite, mas já encontramos um lugar para dormir e acabamos de voltar de um jantar com amigos que fizemos durante o caminho... até mais!' Voltamos para o alojamento e tivemos uma noite maravilhosa por lá... 

Quando olho para trás, lembro-me de tudo o que vivi e penso no desfecho deste dia maravilhoso! Não consigo pensar em nada que tenha sido ruim, absolutamente nada... nem mesmo as dificuldades, nem minhas lágrimas, nem a solidão. Tudo teve seu momento certo para acontecer. 

Quando cheguei no Brasil, minha mãe me perguntou: "Você não se arrependeu de ir? Faria tudo de novo?" Respondi: "Só se fosse para ser exatamente como foi... "


No dia seguinte, ao ir comprar uma lembrancinha da cidade de Santiago, reencontrei novamente, por um acaso, minha jóia rara pelas ruas 
(Claudia)... no livro 'Volto Já', quando o personagem principal termina o camiño, compra um presentinho às amigas que terminam junto com ele... Um Sino. Por isso, naqueles momentos em que a vida imita a 'arte', entro em uma loja e faço o mesmo... compro dois sinos, um para mim e outro para minha querida amiga Claudia, que fica muito feliz com o presentinho... Digo a ela o mesmo que o personagem do livro diz, às amigas deles: 'Se você precisar de mim, toque o sino, vou sentir e te mandarei uma mensagem!'

E quando alguém me perguntar, qual imagem me faz lembrar do caminho, é exatamente esta que me virá a cabeça... com as duas pessoas que mais amei ter estado in 


Camiño de Santiago de Compostela...




The end

Minhas lembranças
Dedico este diário e todas as minhas lembranças ao meu amado noivo Filipe Aguiar Silva, que foi capaz de muitas coisas para estar comigo em León no dia 14-06-2013. Sinto muito se o fiz sofrer quando tomei a decisão de ir, contrariando seu 'sexto sentido', de que precisaria dos seus cuidados.... você tinha razão, como sempre! Você me mostrou e me mostra, a cada dia, o tamanho de seu amor por mim...  Tudo o que posso fazer é te amar pelo o resto dos meus dias: te sou, te vivo e te amo...



3 comentários:

  1. Pensei que chegando a Santiago de Compostela o nosso caminho tinha chegado ao fim... podíamos ir para casa!!!
    Mas quando fomos surpreendidos, parece que estavam á nossa espera!!!
    Os amigos do meu amor grande.
    Para acabar melhor, tivemos um jantar de despedida, para marcar o reencontro... foi agradável e divertido.
    Irei recordar este dia maravilhoso por muito tempo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santiago marca o início de nossa jornada juntos, meu amor! Tudo o que vivemos juntos nos bons e maus momentos nos ajudaram a conhecer melhor um ao outro e nossas reações diante de coisas inesperadas. Ao invés de nos afastar isso só serviu para nos unir mais ainda! Sinto que te amo mais ainda agora!

      Excluir
  2. Parabéns, Claudia! Amei seu depoimento, tudo muito bem descrito e fotografado. Me senti tão envolvida pelas suas palavras que parece que fiz parte da sua vida nessa longa e emocionante viagem. Estive com você, em cada momento de descoberta,ansiedade,decepção, tristeza,dor, euforia, alegria...enfim, senti suas emoções. Obrigada por esta bela oportunidade de me fazer conhecer algo tão inusitado para mim. Você é uma guerreira, mesmo com todas as dificuldades, seguiu firme até o fim e de quebra, fez várias amizades marcantes e cruciais para seu enriquecimento pessoal e espiritual. Linda, tens minha admiração para sempre!Você é d++++++! sua narrativa final fez meus pelinhos arrepiarem de tanta emoção.Sua estória é tão linda! Parabéns e muitas bênçãos pra você e seu noivo Filipe! Abraço carinhoso de sua mais nova fã, Rose Santos.

    ResponderExcluir