quarta-feira, 1 de outubro de 2014

17/06/2013 - 12 dia - Triacastela a Palas del Rey

Mapa de Altimetria:




Locais visitados:

650 Km Samos - Basílica milenar - uma das mais famosas do caminho! O monastério é um dos mais antigos da Espanha e é possível dormir ali. 

665 KM - Sarria - É uma cidade relativamente grande, com 10 mil habitantes. Há uma ladeira, no ponto central, onde passam o templo paroquial de Santa Maria, cuja base é do século XII, Convento de La Magdalena de XIII (românico), Igreja de San Salvador, Ermita de San Lázaro, ruínas de uma torre, da fortaleza dos marqueses de Sarria. Como está a 100 km de Santiago, muitos começam aqui. 


670 km - Barbadelo - Igreja românica galega do século XII tardio, dedicada a Santiago. 


687 km - Portomarín - Tem uma bela ponte na entrada da cidade construída pelos romanos, no século XII sobre o rio Minho. Com a construção de uma represa, parte do acervo foi inundado, mas antes, transferido pedra por pedra para outro local. A Igreja de San Juan, atualmente San Nícolas e a fachada da Igreja de San Pedro foram reconstruídos assim.


700 km - Hospital Cruz


712 Km - Palas del Rey - Vários povoados e vila com infra-estrutura .



Diário de Bike:

Hoje quando acordo me sinto bem melhor! Tomamos nosso café da manhã e ao sairmos, vimos o resultado da tormenta de ontem. O camiño, que passava logo atrás do albergue, estava com uma lama espessa e, devido a isso, até os peregrinos estavam deixando de seguir por ali para ir pela carreteira. Por isso, seguimos nossos companheiros peregrinos pelo asfalto. 

Temos uma longa descida até a próxima cidade, por esta razão, tivemos de nos agasalhar bem, pois o vento que sentíamos no rosto, estava congelando! Chego a suspeitar que a sensação térmica era próxima de 0 grau (acho que dá para perceber na minha 'indumentária' rsrs).




Chegamos a Samos, uma cidade muito bonita com muito para se conhecer. 





Logo na entrada, encontramos a famosa Basílica, uma das mais famosas do camiño. Uma parada rápida para pegar o carimbo.







Há também, mais um monumento ao peregrino onde paramos para fazer uma foto.



Na sequência chegamos a Sarria, uma cidade um pouco maior. Lamento muito não ter tido a oportunidade de ter vindo até aqui pelo camiño, onde li que 'há um belo bosque de 'San Xil' e uma das fontes mais belas, de todo o caminho - Fonte dos Lameiros'. Mas à partir de agora, não vou lamentar mais, pois decido que terei de voltar e fazer o caminho novamente... um dia! 



Passamos pela famosa ladeira da cidade (parte antiga). Aqui é onde localizam-se a maioria dos albergues e tiendas. Aproveitamos para fazer a pausa de nosso lanchinho 'bicigrinos'. Até o sol nos 'agracia' com sua presença.





Hoje há muitos trechos com descidas, onde deixamos nossas bikes chegar a 50 ou 60 km/h, o que está ajudando a render muito. Há também, belíssimas paisagens e, devido a isso, as vezes paramos para fazer uma foto. 



De repente o tempo começa a mudar... sentimos algumas gotas de chuva.


Chegamos razoavelmente cedo a Portomarin... e com chuva. Devido ao frio, até avaliamos a possibilidade de dormir por aqui, visto termos pedalado os 50 km que havíamos imaginado para o dia. Mas estava cedo e já no primeiro albergue descobrimos que não havia mais vagas...  



Podíamos e devíamos ter procurado mais. Mas decidimos continuar, pois até agora, estava me sentindo bem. Voltamos para a estrada com o objetivo de chegar em Palas del Rey. Ignoramos o fato de muitas pessoas iniciarem sua peregrinação em Sarria. Por este motivo, começamos a ter muita dificuldade em encontrar um local para dormir. Já eram 17h... estávamos com fome e eu começo a apresentar uma certa fadiga. Meu joelho sente o esforço extra e para ajudar, agora tem algumas subidas... a temperatura e a chuva despencam sem piedade e começo a sentir novamente aquela terrível sensação de hipotermia. Como já sei as dificuldades disso, entro em desespero e nem meu noivo consegue me acalmar. Fico muito brava por passar em vários albergues e, mesmo eles percebendo nosso estado, não permitem que fiquemos neste horário. Teríamos de esperar até as 19h e, "se" não chegasse peregrinos (a pé), "se" houvesse vagas, poderíamos ficar... Depois de muito procurar, chegamos num albergue chamado "Formiguinhas", que enfim nos aceitam. Quando entramos, há apenas um banheiro e está ocupado. Temos que aguardar uma fila para tomar um banho quente... sento-me no chão, muito desgastada com tudo... as lágrimas começam a escapar (é mais forte que eu). Tento disfarçar mas meu noivo percebe e se assusta... ele pergunta-me: 'Cade aquela rapariga forte que chegou até aqui'... mas eu abaixo a cabeça e não consigo responder... Um senhor alemão (mais um...), que estava aguardando na fila do banho, percebe que estou precisando deste banho, mais do que ele. Por isso, me deixa passar a sua frente. Após o banho me sinto muito melhor; também me sinto envergonhada por ter ficado daquele jeito. Quando o Sr. alemão sai do banheiro, peço desculpas e explico a ele que sou do Brasil e não me adapto com este clima frio daqui. Ele me pede para aguardar e na sequência volta com sua jaqueta preta, enorme e quente, e diz que posso ficar com ela até eu me sentir melhor. Quase todas as pessoas no caminho são verdadeiros 'anjos' e meu noivo tem a primeira oportunidade de ver isso. Voltamos para a sala e sento-me bem perto a lareira, a fim de me aquecer. Agora, sentada, banhada e quentinha consigo até rir da situação com meu noivo. Dá pra ver a jaqueta preta do meu amigo alemão, na foto, e o contraste da pessoa ao meu lado sem frio nenhum.





Tínhamos comprado as coisas para fazer o jantar e ficamos tristes por saber que não havia cozinha ali. Mas meu noivo e eu brincamos que, para nós, até quando as coisas dão errado, dão certo, pois fomos 'obrigados' a comer o menu do peregrino, por 10 euros cada um. E que delícia de jantar! Nunca comi uma sopa tão boa.  O vinho também foi um espetáculo. Valeu a pena cada centavo. O Filipe dá um show, na hora de comer, e não deixa sobrar nada para contar história. Dá pra ver meu 'anjo' alemão, sentado a minha frente. Em algum momento, todos já tinham parado de comer, exceto meu querido noivo. Os alemães olham a ele atentamente e nos dizem (em inglês): "A comida está boa né!" Todos rimos... 





Hoje tivemos que dormir num quarto coletivo, em um beliche...  Filipe está na cama debaixo e eu em cima... não sei como aconteceu mas acordamos os dois na cama do Filipe rsrs.

Dica: Nunca tome uma decisão antes de tomar um banho quente / de uma boa refeição... muitas vezes, decidir após isso, fará toda a diferença... (né Palma - caminho do sol)! 

Ainda tenho tanto a aprender... obrigada vida, por tamanha paciência comigo!

4 comentários:

  1. Todos nós temos os nossos pontos fracos, mas isso nos torna fortes, pois isso nos faz ultrapassar todas as barreiras e ver do que somos capazes!!!
    Por isso e por muito mais... Te amo mais a cada dia que passa, como se isso fosse possível.
    Te vivo Cláudia Jack <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor, amigo e companheiro... Sua presença foi imprescindível para concluir... Tenho certeza que se não tivesse ido me resgatar em sua bike "branca" eu teria desistido em alguma parte próxima do fim... Não foi apenas me lembrando que eu era forte que conseguiu isso, mas também, com muitos abraços beijos, carinho e com seu braço estendido literalmente para mim... Até poderia conseguir, mas sem você não teria a menor graça! Te amo e agradeço a Deus por ter te colocado em meus dois camiños todos os dias! Te sou...

      Excluir
  2. estou ficando triste pois esta quaze terminando essa viajem linda cheia de altos e baixos mais muito importante para vc meu amorzinho cada dia que leio sinto sua força sua garra, parabens, só achei engraçado na foto que vc estava morrendo de frio o Filipe estava de short e camiseta regata kkkkkkkkkkk bjs

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs normal mãe, aqui a temperatura é igual da terra dele!

    ResponderExcluir