quinta-feira, 2 de outubro de 2014

14/06/2013 - 9 dia - León a Santa Catalina

Mapa de Altimetria

Locais visitados:

489 km - Villadangos del PáramoO pequeno povoado fica na margem da estrada que liga León a Astorga.  Igreja do século XVII

500 km - Hospital de Órbigos - Há uma ponte, “Puente del Paso Honroso", de origem romana e é uma das mais antigas da rota jacobéia. Igreja que era vinculada a Ordem dos Hospitalários, sendo um templo de grande solidez recondicionado no século XVIII.

516 km - Astorga
  • Ver palácio episcopal maravilhoso!!!
  • A catedral, em estilo gótico, foi construída no século XV
  • Convento de Santa Clara
  • Igreja de San Esteban, San Andrés, Fátima, San Francisco, Santa Marta, San Bartolomé, Hospital de San Juan Bautista, Monastério de Corpus Christi
  •  As ruínas romanas: Museu romano, Muralhas romanas

525 km - Santa Catalina de Somoza - parecida com Murias, com casas e portões de pedra, muito linda.

Diário de bike:

Hoje não coloco o relógio para despertar e a peregrina que está no quarto comigo resolveu dormir até mais tarde. Mas estou ansiosa e, por isso, levanto-me às 6h, saio do quarto, e ligo para o Filipe. Descubro que ele saiu ontem a noite, de Portugal, e dormiu dentro do carro, ao lado da rodoviária de Santiago de Compostela. Quando ligo para ele, estava ofegante. Ele achou que conseguiria chegar a León de 'Comboio' (trem), mas não permitiram que ele embarcasse com sua bike (um absurdo!). Devido a isso, neste momento, ele estava correndo de volta a rodoviária, pois havia um ônibus que estava prestes a sair. Ele comprou a última passagem que havia, mas era um ônibus de luxo, tipo primeira classe. Por isso, ele teve de pagar E$ 70,00, ao invés dos E$ 35,00 normais (Imagine que paguei apenas E$ 8,00 para andar de ônibus na Espanha... o valor desta viagem foi mesmo absurda!). O ônibus partiu às 7h, de Santiago, e seguiu até Ponferrada. De lá, ele teve de pegar outro ônibus, desta vez por E$ 14,00, até León. Sua previsão de chegada, eram às 14h.

Sei que ele conseguiu embarcar, por isso, me sinto mais tranquila! Acabo de descobrir que, neste albergue, possui um maravilhoso e completo café da manhã por apenas E$ 2,00. Seria ótimo se todos os albergues do caminho tivessem esta opção, afinal, seria uma preocupação a menos... após o 'desayuno' ('café da manhã', em espanhol) volto para o quarto e, ao entrar, quase tenho um infarto. A coreana, minha 'companheira' de quarto, colocou uma máscara verde no rosto, provavelmente de hidratação, e está apenas com os olhos, buraco de nariz e boca para fora. Seguro profundamente a risada, que vem do íntimo, abaixo a cabeça e volto para a cama (Caramba, quem pensaria em hidratar o rosto no meio de um caminho?!?). Posso ficar no albergue até às 10h, por isso, decido ficar deitada até às 9h.

Ao partir, sigo até a catedral a fim de pegar uma credencial para o Filipe. Aproveito também para fazer mais algumas fotos.

Depois, sigo até a rodoviária. Ainda era cedo, umas 11h, por isso, sento-me em um dos bancos, na parte interna, e começo a escrever; aproveito o momento para atualizar meu diário. Quando olho novamente no relógio, já se passaram quase 2 horas. Começo a avaliar o dia de hoje e penso em tudo que meu noivo está fazendo por mim... implorou por umas férias antecipadas (que não tinha direito), dormiu no carro, pagou caríssimo por uma passagem em cima da hora... tudo para estar comigo! Se posso ter certeza de algo, nesta vida, é que ele me ama de verdade! Isso 'estoura como um rojão' em meu coração e, à partir daí, não consigo escrever mais nada... Começo a sentir um tremendo 'frio na barriga', por pensar que o verei daqui a pouco. Olho no relógio que marcam 13:25h e decido esperar lá fora. Este 'sexto sentido' me garantiu vê-lo descendo do ônibus, que acabou chegando adiantando às 13:30h. Quando o vejo, sinto um grande alívio, difícil de descrever... Sei que, aconteça o que acontecer ele estará comigo... como se diz aqui no Brasil: É para o que 'der e vier'! Apesar de ainda vivermos tão distantes, um do outro, ele foi e é, meu maior companheiro! Nos abraçamos e matamos um pouquinho da saudade de tanto tempo separados...

Mas já era tarde e precisávamos partir... Como pode ver, ele trás pouquíssimas coisas e faz uma troca injusta. Enquanto eu levarei 'meia dúzia de coisas dele', ele levará meus 15 kg de bagagem. Ele se assusta quando pega em meus alforges... não acredita como eu posso ter carregado tudo até aqui.

Antes de partir, passamos no correio para enviar mais alguns postais aos meus amigos do Brasil. Filipe ainda não conhecia León, por isso, passamos novamente no centro e em alguns pontos turísticos. Ele brinca comigo que, tenho que vir para cá, para apresentar a Europa para ele.

Seguimos pelo camiño e às 15h, decidimos parar no primeiro vilarejo após León, Trobajano del Camiño, para fazer um lanche. Aproveitamos também para conversar um pouco... algo que, para nós, não é tão 'comum', ao menos não 'tão pertinho'... rs.

Sinto todas as vantagens e benefícios da presença do meu amado noivo! Agora, sem o peso dos alforges e seguindo o vácuo de Filipe, pedalo muito mais rápido! Em alguns pontos, nas retas, ultrapassávamos 30 km/h. Passamos por um grupo de ciclistas espanhóis, que riram de me ver pedalando 'na roda do Filipe' sem a menor dificuldade. Reencontramos eles mais a frente.

A cidade de Hospital de Órbigos é mesmo linda!  Eu amo ponte de pedras e, por aqui, tem uma enorme! Anualmente, há uma festa, semelhante aquela que vi em Logroño, onde todos os moradores se vestem com trajes medievais. É uma pena que a festa tenha ocorrido no dia em que cheguei a Saint Jean.

Ainda é possível ver a estrutura de algumas barraquinhas da festa.

Como o meu noivo está um 'saco sem fundo', morrendo de fome novamente, paramos  para ele comer rsrs.

Gostaríamos de pedalar até próximo de El Ganso, afinal, depois disso, vamos 'escalar montanhas' até a Cruz de Ferro. Por isso, seguimos razoavelmente rápido, evitando parar muito. Daqui, paramos novamente apenas em S. Justo de la Vega, para uma breve 'hidratação'.

A cidade a seguir é Astorga, que é impressionantemente linda! Aliás, no quesito monumentos, as cidade à partir de León tem muito a oferecer! Para variar, merecia mais tempo... aquele que não tínhamos. Por isso, após algumas fotos e carimbo, partimos.

O Palácio Episcopal é um caso a parte... um dos monumentos mais lindos que vi...

Mais alguns monumentos da cidade...

Saindo de Astorga, a próxima vila chama-se Murias e também é uma graça! Para variar, é mais uma vila fantasma... aproveito apresentar o estilo 'ghost village' para o Filipe. Gostamos tanto daqui que vamos procurar um lugar para dormir. No entanto, descobrimos que, o único lugar, custará E$ 50,00, por isso, desistimos na hora.

Decidimos então, entrar em um restaurante próximo, para pedir uma sugestão de um lugar, que seja mais em conta. Quem entra é o Filipe e, como está demorando muito, resolvo entrar e conferir o motivo. Ele acabou de fazer amizade com uma senhora que está 'trê-bada' (muito bêbada). Ela nos diz conhecer tudo por aqui e quer nos levar a um lugar que fica a 3 km. De acordo com ela, é o melhor albergue de todo o caminho. Olho para o Filipe e digo baixinho: "Acho que, no estado em que ela se encontra, não vai achar a própria casa, 'que dirá' um albergue...". Mas ele diz que quer tentar... antes de sairmos, ela nos paga um chopp e sugere um brinde: "Às novas amizades", rsrs. É uma pena que meu noivo cobriu o rosto dela com a taça dele...

Assim que saímos do bar, descobrimos que ela estava a cavalo. Levou um tempo considerável para que ela conseguisse subir... Sigo as setas, mas ela avisa-nos que não vai pelo 'caminho normal' e insiste em nos levar através de um 'atalho'. De acordo com ela, serão 4 km a menos, em relação ao Camiño.

Olho para o Filipe, que está rindo muito, e me tranquiliza dizendo que o máximo que teremos de fazer é voltar, caso não cheguemos a lugar algum... Embora tenha ficado com um certo receio, agora estou com ele... caso contrário jamais iria. No entanto, teria perdido uma linda vista, pois exatamente como ela havia descrito, o caminho por aqui era realmente interessante.

Além disso, apesar de nos dar um grande susto durante as duas vezes que caiu do cavalo, nos levou direitinho até a próxima vila do camiño: Santa Catalina. O atalho e albergue valeram muito a 'pena'! Lamento apenas não termos perguntando o nome dela. Esta 'anja' (meio diferente, confesso), nos ajudou muito. Quando fomos agradecê-la, ela desculpou-se por seu 'estado' e disse que teve um 'mal dia'... lamentamos por seu dia ruim e dissemos a ela que, por esta boa ação, havia feito o nosso dia mais feliz (ainda mais quando caia do cavalo, rsrs, brincadeirinha). Ela sorriu e nos despedimos.

O albergue foi tudo de bom! Conseguimos um quarto matrimonial, com banheiro integrado, por um preço muito justo. Pagamos E$ 35,00

Uma coisa engraçada foi que fazia semanas que não via um espelho... até havia uns pequenos, que mal se via o rosto, mas neste lugar, havia um grande... quando tirei a roupa e fui para o banho, passei em frente e me assustei. Percebi que havia perdido muito peso, talvez uns 3 ou 4 kg. Não me reconhecia mais... havia muitos roxos na pele, nos braços, pernas... meu bumbum também tinha as marcas do banco, com a pele avermelhada na região da virilha. Acho que fiquei um tempo parada, pensando, quem sou eu? Sabia que as marcas não eram apenas externas... na verdade, as maiores marcas estavam dentro de mim. Sinto que estou diferente, que penso diferente. Estou mais leve e não estou falando de peso físico. Meus pensamentos estão leve! Em transe, segui para o chuveiro e deixei a água cair até que Filipe começou a conversar comigo e tive que voltar ao mundo real...

Jantamos no próprio albergue. Tomamos uma sopa e bebemos um vinho da casa, que estavam espetaculares! Havia também, daqueles computadores ativado por moedas. Aproveito para mandar uma mensagem a mamãe, avisando que, agora mais do que nunca, estava tudo bem!

Olha o quadro feito de rolhas, amei!

OBRIGADA VIDA, POR TODAS AS BOAS SURPRESAS QUE VOCÊ ME RESERVAVA...

DIA 10 - SANTA CATALINA A FILLA FRANCA DEL BIERZO