domingo, 5 de outubro de 2014

11/06/2013 - 6 dia - San Juan Ortega a Hontanas

Mapa de Altimetria:



Locais visitados:

265 km - Ages 


267 km - Atapuerca 


291 km - Burgos - catedral lindíssima (terceira maior e uma das mais antigas da Espanha). 

294 km -Tardajos 

296 km - Rabé de la Calzada

304 km - Hornillos del Camino - Igreja paroquial Santa Maria

315 km - Hontanas - passar na Taberna do Vitorino diez (vinho pelo nariz)


Diário de bike:


Se houvesse música tema do dia, usaria apenas um trecho de uma música de Lulu Santos: 


"Daqui pra frente, tudo vai ser diferente..." 


Acordamos junto com os peregrinos e começamos a nos preparar para sair. Me simpatizei muito mais com minha nova companheira de Camiño, Claudia, quando percebi a calma que ela faz tudo ao acordar... parece estar em câmera lenta. Senta-se com a maior tranquilidade para comer e praticamente degusta seu café da manhã, comendo algo muito nutritivo como granola e iogurte. Depois, como se tivéssemos todo tempo do mundo, guardamos nossas coisas na bike e partimos umas 7:30h. Dou um último adeus a San Juan e agradeço imensamente todas  as experiências que tive aqui. 



Assim que saímos, pegamos uma estradinha muito boa! Conversamos, pedalamos e nos divertimos bastante. Consigo acompanhar minha querida amiga Claudia sem grandes problemas, o que me deixa muito tranquila!


Quando a estrada termina, temos que pegar um trecho em rodovia, o que não é muito bom. E para ajudar, chegamos em uma rotatória e nos perdemos profundamente. Não podemos seguir em frente, pois a estrada a seguir é uma inter-estadual e não é permitido o trânsito de bikes. Passamos umas três vezes na mesma rotatória até acharmos uma estrada que, enfim, conseguimos seguir. 

Chegamos a uma vila antes de Burgos, que chama-se Villafría. Digo a ela que quero parar para tirar uma foto em frente a igreja. Acho que ela não vinha fazendo isso e passava batido pelas cidades e monumentos. Pela carinha que ela fez, acho que pode estar pensando que estamos perdendo tempo com isso. Mas ela se comporta como uma boa integrante de uma equipe e para comigo toda vez que quero fazer uma foto. 






Na sequência, chegamos a Burgos, que é uma cidade enorme, bem diferente das outras vilas e cidades que já passamos. Aqui tem uns lugares lindíssimos para fazer fotos! O primeiro lugar, trata-se da igreja mais antiga da Espanha. Claudia fica maravilhada com a capacidade que tenho de nos colocar na foto enquadradas junto ao monumento. Ela pede para ver toda hora, rimos muito.




Continuamos pela cidade, desbravando novos lugares. Fico maravilhada com tudo o que vejo. Percebo que Claudia nem tanto... penso um pouco sobre isso e logo lembro-me que ela é alemã e mora em Londres... capitais de monumentos magníficos. Por isso, explico a ela que aqui no Brasil não há tantos monumentos assim e ela compreende melhor o porque preciso fazer foto de tudo!





















Quando chegamos em frente a catedral de Burgos apreciamos muito a visão... é linda demais! Percebo até Claudia fazendo um: 'ual'! A catedral começou a ser construída em 1221 e foi dedicada a Virgem Maria. Foi construída dentro de padrões góticos franceses mas também segue tradições germânicas. 












Quando saímos daqui, passo por um pequeno cachorrinho, com uma peregrina... me apaixono por ele!




Mais um ninho de cegonha...




Saindo de Burgos, há uma bela ciclovia arborizada. Adeus Burgos...





'Perdemos' um tempão por aqui. Quando decidimos seguir viagem, lembro-me do pequeno estresse na estrada hoje cedo e, por isso, digo a ela que gostaria de continuar pelo caminho peregrino (trilhas em terra). Estou amando sua companhia e tenho medo que ela me deixe para poder seguir pela rodovia (carreteira)... No entanto, ela me surpreende com mais esta atitude e me dá chance de ter mais um pouco de sua agradabilíssima companhia, decidindo me acompanhar pelo camiño (trilha)... estou cada vez mais me identificando com ela! 

Tenho fome, por isso, sugiro uma pausa para comermos... ela aceita e até me acompanha. Pedimos uma tortilha, que sempre vem acompanhada de pão, e um chocolate quente. Está uma delícia! A tortilha é uma mistura de omelete, batata e queijo... simplesmente delicioso!






Considero esta parte do pedal de hoje, daqui para frente, como tendo sido o melhor até agora e talvez a melhor de todos os outros dias! Temos sol, não temos vento ou frio. O caminho é lindíssimo e tem muitos peregrinos por aqui. Claudia fica tão encantada que até esquece a dificuldade de estar pedalando, com uma bike de asfalto, aqui na trilha em terra. Como sua bike no asfalto rende mais, hoje cedo ela me esperava vez por outra, agora estou no meu terreno, por isso, espero por ela! Somos uma equipe perfeita!






Olha o que estava tentando dizer a pouco... 









Não é perfeito??!!







Passo por este pai e filho e acho incrível a forma como estão conversando animadamente... estavam tão felizes! Peço para fazer uma foto deles, que se posicionam e me dão este belo sorriso! 'Buen Camiño', meus queridos... 



Na entrada desta vila, encontramos um ciclista. Ele pede-nos para tirar uma foto dele e aproveitamos para pedir que nos faça o mesmo favor. 






Chegamos a um bar com muitas coisas bacanas, inclusive alguns itens do Brasil... Começo a conversar com o proprietário que é muito simpático. De repente, ele me diz que, hoje cedo, passou um casal de bike, brasileiros. Ele me pergunta se os conheço... fico estática por alguns segundos... estamos tão perto assim?!? Sinto um leve frio na barriga. Na sequência respondo: 'Infelizmente não os conheço... estou sozinha, quer dizer, agora não mais', e olho para minha querida amiga Claudia que não entende absolutamente nada, pois não fala espanhol, apenas inglês, alemão e francês (apenas hehe). 














Nos despedimos dele e seguimos em frente pelo belo caminho, aproveitando cada detalhe. 





Confesso que aquele susto, e o medo do reencontro, continuaram durante um tempo me aterrorizando... mas dizem que, quando desejamos algo, desde que não seja com o objetivo de prejudicar a ninguém, talvez consigamos alcançar nosso pedido... então faço 'o meu' neste momento! 

O camiño segue cada vez mais bonito! 








Dei muita risada, quando vi estes tênis abandonado... há muitas coisas jogadas pelo caminho, tipo jaquetas, tênis, calça, meias, enfim, muitas outras coisas... mas este tênis estava tão melhor que o meu, que quase troquei kkkkkk



Estas cenas eram comuns... pedras, verde, flores... que local e dia perfeitos!







Já tinha ouvido falar que é possível fazer o camiño a pé, de bike ou mula... ainda não tinha visto ninguém na terceira opção e quando vi, achei o máximo!



Pedalamos uns 57 km sem sentir qualquer dificuldade ou as horas passar... Após retas sem fim, de repente, em uma baixada, vimos uma cidade. Que curioso... e que cidade lindaaa! Foi amor a primeira vista... senti uma imensa e inexplicável vontade de parar por aqui! Mas sei que Claudia queria continuar, pelo menos por mais uns 30 km. O clima está bom, tudo está colaborando e, por isso, não era hora de parar. Ainda assim, não resisto e faço uma proposta a ela para ficarmos... mas digo que, se ela decidir partir, irei com ela!











Descobrimos que aqui é Hontanas. 






Faço um filminho da cidade... 


Claudia senta, pega seu mapa, faz uns cálculos e me diz: 'Devíamos andar um pouco mais... gostaria de chegar pelo menos em Boadilla Camino, mas também estou apaixonada pela cidade... ok,  ok, você venceu, ficaremos!!' Eu grito: 'uhuuuuu', abraço ela que ri da minha reação. Corro para o albergue que vimos logo abaixo. Tinha uma sinalização de E$ 7 o pernoite e foi o dinheiro mais bem gastos de todo o camiño! Que albergue perfeito! Tudo novo e limpinho. Os donos são um casal cubano. Eles pensaram em exatamente tudo o que um albergue precisa ter e, devido a isso, o lugar é muito bem equipado. 



Aqui tem até o 'escalda pé'. 


Tomamos um banho e saímos para conhecer a vila... 






A vila deve ter uns 1.000 M2, por isso, conhecemos tudo rapidinho. Depois, passamos em uma tienda e compramos umas coisinhas... Claudia me presenteia com um 'bótom' do caminho. Compro uma cerveja e descubro que minha amiga alemã não bebe... digo a ela que é uma alemã de 'araque', mas é bem difícil traduzir isso. Ela compra um pacote de balas....  



Descobrimos através da dona do local, que há um mirante, logo aqui atrás... saímos dali e subimos umas poucas escadas... o lugar é mesmo uma delícia! 




Passamos umas duas horas lá em cima conversando. O clima estava ótimo, o pedal foi maravilhoso, estou numa cidade linda (que é possível chegar apenas a pé, de bike ou mula), com uma companhia que já considero ser meu 'lado B'. Aqui no Brasil, quando tudo está muito bem, costumamos dizer: 'Não quero nem morrer...' e não quero mesmo! Claudia é uma pessoa linda (por dentro e por fora), humilde, que respeita profundamente as pessoas... falamos um pouco sobre isso, pessoas arrogantes, comento sobre a atitude daqueles americanos comigo, ontem a noite e pela primeira vez, desde que tudo aconteceu entre meus colegas e eu, alguém me pergunta como realmente me sinto sobre ter ficado para trás, sem a companhia deles. Penso um pouco e depois abro meu coração: "Bloqueei isso em meus pensamentos nos últimos três dias... Mas já te considero íntima o suficiente para entrar nesse departamento da minha vida"... rimos. "É um misto de sentimentos... Sinto-me grata por ter vindo para o caminho e com certeza devo isso a eles! Jamais teria aceitado vir se soubesse que faria sozinha. No segundo dia, eles também me ajudaram com aquela super 'gambiarra' no meu alforge e, sem isso, eu também não conseguiria continuar. A partir daí... sou grata a todas as pessoas que passaram pelo meu camiño, muito mesmo! Lembro-me do professor Francesco, dos ciclistas portugueses, da Bárbara, de Martina, de Kim e Kurt, de Hasan e Nazmul e por fim, hoje estou com você! Será que haveria tantos personagens em minha história se tivesse ficados com eles, o tempo todo? Quem sabe se não estaríamos brigando exatamente agora?!" Rimos muito com minha conclusão... "Acho que na verdade, o que sinto é uma gratidão por tudo e todos, exatamente como foi. Posso até ter perdido a confiança que tinha neles, mas isso poderá ter efeitos nas minhas decisões daqui para frente...  as lembranças que tenho até aqui, foram muito boas..." 

Segue um vídeo que fiz, em algum momento por lá...



Após nossa longa conversa, ficamos um tempo em silêncio, apenas contemplando a paisagem e ouvindo o vento. Mas a fome começou a 'bater'... digo a ela que estou faminta e com vontade de comer uma sopa! Ela me diz que é uma ótima cozinheira e quer cozinhar para mim...  fico super animada! Passamos novamente pela tienda, compramos alguns ingredientes e um vinho. Descemos para o albergue e seguimos direto para a cozinha. Olha a alegria da cozinheira!





O cheiro está torturando a todos por aqui. Ela fez uma sopa de cebola e um omelete de cebola, pimentão e queijo. Até o Chef da cozinha do albergue vem conferir o que está acontecendo na cozinha comunitária rsrs. 

Fiz um vídeo, um pouco antes de jantarmos:





Após o jantar eu lavo a louça e Claudia senta-se para escrever em seu diário. Depois, vou falar com meu noivo... ele fica tão feliz em me ver assim, radiante! Além disso, me avisa que tem boa notícia! Ele conseguiu uns dias de folga do trabalho e, por isso, virá me encontrar no caminho! Nem acredito no que estou ouvindo... vibro muito com isso! Fazem 6 meses que não nos vemos... iríamos nos encontrar apenas no final do caminho, em Santiago de Compostela. Mas de acordo com esta programação, nos encontraremos em aproximadamente dois dias, na cidade de León. Frio na barriga total... Me despeço dele e, antes de sair da internet wi fi do albergue, dou uma 'fuçada' básica no facebook. Meu colegas tem uma conta, mas estava praticamente desativada. No entanto, vejo que há uma mensagem deles em meu mural. Dizia mais ou menos o seguinte: "Paramos mais cedo hoje e vamos esperar você por aqui. Estamos em Boadilla Camino, no albergue ao lado da Igreja." Leio aquilo e sinto como se todo meu sangue subisse para minha cabeça... era exatamente para onde teríamos ido se não tivéssemos parado aqui. Respiro fundo e respondo o seguinte: "Estou muito bem... encontrei uma companhia e tudo está muito certo entre nós. Tenho me divertido e aproveitado ao máximo, não se preocupem comigo, bom caminho..."

Levanto e vou lá fora, onde minha amiga Claudia permanece sentada escrevendo. Apago da minha mente o último episódio e começo a contar a ela que estou muito ansiosa com a boa notícia que meu noivo acabara de me dar... e ela vibra junto comigo! 

Vamos para o quarto e não paramos de 'tagarelar'... De repente, ela me pede para ensiná-la uma palavra em português. Penso um pouco e digo: "Vou ensinar uma das palavras mais lindas de nosso idioma: SAUDADE"! Ela repete comigo e quer entender o significado. Explico a ela que esta é uma palavra exclusiva do meu idioma (português) e, devido a isso, não haverá uma única palavra que a traduza. Mas quer dizer lembrança de algo muito bom, recordação, ta relacionada ao amor, carinho, afeto, sentir falta, enfim, vou usando todas as palavras em inglês que eu conheço para ajudá-la a entender. Quando termino, ela me olha muito séria e diz... "Ok, deixa eu ver se entendi... Um dia vou sentir saudades do camiño, de você e deste dia..." Dou um sorriso, daqueles que vem do íntimo, reflete dentro da alma e vem parar nos olhos, e respondo: "Você entendeu perfeitamente!" Acho que chorei ao ouvir isso... 


Obrigada vida...



Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Burgos

Um comentário: