sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MEU CAMINHO - 25/04/2013

Aqui começará minha jornada ao Caminho de Santiago de Compostela!

Minha viagem teve início há 40 dias quando decidi tentar ir com meus amigos... As chances eram mínimas! Me faltavam dinheiro e disponibilidade de tempo, visto que minhas férias venceriam após 3  meses a data de viagem dos meus amigos. Mesmo assim, após assistir uma palestra de Walter Magalhães, sobre o Caminho de Santiago, decidi pelo menos tentar, já que "o pior naufrágio é daquele que não partiu". 

Escrevi uma carta, ao meu chefe, dizendo o quanto a viagem era importante para mim... obtive uma resposta que me emocionou muito... 


A partir daqui, segui meu planejamento e parti para o Caminho no dia 04/06/2013.

É interessante que, embora tenha tentado me preparar física e mentalmente, há coisas que simplesmente jamais serão 'planejáveis' tais como fatores psicológicos, para os quais precisaríamos saber como lidar, tipo o desespero de alguns momentos, a alienação, a ansiedade, a dor, tanto física como mental, que afetam profundamente nossa capacidade de decisão e que são as verdadeiras coisas para as quais deveríamos estar preparados. Infelizmente, tais coisas, não são possíveis de ser exprimidas ou planejadas, pois são imprevisíveis. Mas, quando tudo isso vier a tona, coisas que nunca pensou que poderiam ser compreendidas, ali serão... feridas serão cicatrizadas, as coisas ficarão mais simples e o valor das coisas mudarão... como o valor de um alimento, quando extremamente faminto, de uma cama, quando extremamente cansados, de uma água fresca, quando sedentos, de um banho quente, após um dia frio na trilha, de uma água fresca para os pés, após um dia inteiro de caminhada... de um olhar, um abraço, um carinho, quando deprimidos. Tudo isso passa a ter um valor imensurável! 

Saudades deste caminho que, embora possa ser percorrido novamente, jamais se repetirá! 



Um comentário:

  1. Já sabia tudo isso, menos que se tinha que jogar a concha no mar chegando a Finisterra depois de ter percorrido todo o caminho de Santiago. "... Estamos sempre a aprender e morremos sem saber..."

    ResponderExcluir